n. VIII (2024): Anais VIII Jornada Singular Pedagogia

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Para essa publicação, destacamos um conjunto de trabalhos que  abordam questões fundamentais para a educação, desde a infância até a adolescência, explorando temas como identidade docente,  interdisciplinaridade, inclusão, educação integral e cultura afro-brasileira.

Em “Xequerê: o programa de rádio como possibilidade de ampliação  do repertório cultural na primeira infância”, Marina Man e Pedro Henrique Ramos exploram o uso do programa de rádio como um recurso

para expandir o repertório cultural das crianças na primeira infância. A proposta traz um olhar inovador sobre a mediação cultural, considerando o rádio como ferramenta educativa. Além deste projeto seguem nove monografias, a saber:  Em “A identidade do professor na sala de aula: uma potência esquecida”, Reinaldo Fernandes Junior enfatiza a importância da identidade  do professor no processo educativo, discutindo como a valorização e a expressão dessa identidade podem impactar positivamente o ambiente

escolar e a aprendizagem dos alunos. A prática docente é também apresentada por Thaís Alquéres em “Adolescência e educação: possíveis conciliações”, ao abordar as complexidades da adolescência no contexto escolar e propõe formas de conciliar as necessidades específicas dos adolescentes com as

práticas educacionais, promovendo o desenvolvimento equilibrado e o engajamento. Nessa perspectiva também temos o trabalho “Práticas pedagógicas inclusivas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” de Gabriela de Oliveira Fulini que discute práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com TEA, oferecendo reflexões e estratégias para promover uma educação mais inclusiva e atenta às necessidades de todos.

Aproximando-se do tema da educação integral destacamos o trabalho “A importância da interdisciplinaridade presente nos campos de experiências e seus desdobramentos no desenvolvimento integral das crianças” de Isabela Torrente Camarinha que foca na interdisciplinaridade e seus benefícios no desenvolvimento integral das crianças, refletindo sobre a implementação dos campos de experiências e os desafios e oportunidades que essa abordagem proporciona. E, também, o trabalho de Ester Ronis de Godoy, “Competências da BNCC na Educação Infantil: Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como promotores do desenvolvimento integral”, o qual analisa as competências da Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil. As pesquisas aqui apresentadas são fruto de um percurso formativo vivenciado ao longo dos quatro anos da graduação. Um processo que integra teoria e prática, valoriza metodologias ativas e prioriza a escuta atenta e o diálogo como princípios fundamentais da formação docente. 

Esses trabalhos revelam o comprometimento, a sensibilidade e a postura crítica dos estudantes e da equipe docente, destacando a importância de valorizar a aprendizagem em sua singularidade.

As pesquisas aqui apresentadas são fruto de um percurso formativo vivenciado ao longo dos quatro anos da graduação. Um processo que integra teoria e prática, valoriza metodologias ativas e prioriza a escuta atenta e o diálogo como princípios fundamentais da formação docente.

 

Publicado: 04/16/2025

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