n. IX (2024): Anais da IX Jornada Singular Pedagogia

A presente publicação reúne produções acadêmicas desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia, organizadas em duas partes complementares: Projetos de Material Didático e Monografias Acadêmicas. Este conjunto de trabalhos reflete a pluralidade de temas, olhares e práticas que atravessam a formação docente, evidenciando o compromisso com uma educação crítica, inclusiva e transformadora.
Na primeira parte, dedicada aos Projetos de Material Didático, destacam-se propostas que articulam teoria e prática no contexto escolar, com foco em temáticas fundamentais como a equidade étnico-racial, o direito ao brincar, a valorização das linguagens artísticas, o acolhimento de docentes em formação, a atenção às singularidades dos estudantes e a cultura da paz por meio de práticas restaurativas. Esses materiais foram concebidos como ferramentas de apoio pedagógico, visando enriquecer o cotidiano escolar e fortalecer o protagonismo docente na criação de ambientes mais sensíveis, justos e significativos para o aprender.
A segunda parte, composta por Monografias Acadêmicas, apresenta investigações que abordam aspectos essenciais da prática pedagógica e da realidade educacional brasileira. Os temas variam desde o papel da afetividade no desenvolvimento infantil até os desafios da gestão escolar, passando por questões como identidade docente, o brincar no ensino fundamental, práticas literárias na EJA, abordagens pedagógicas inovadoras e reflexões sobre o antirracismo nas escolas. Cada pesquisa evidencia o esforço intelectual e o engajamento dos(as) autores(as) em
contribuir para a construção de saberes que dialogam com a complexidade e a diversidade da educação contemporânea. Esta coletânea é, portanto, um testemunho do percurso formativo
de futuros(as) pedagogos(as), de sua escuta atenta às múltiplas infâncias e juventudes, e de sua atuação comprometida com a transformação social por meio da educação. Que os trabalhos aqui apresentados possam inspirar educadores(as), formadores(as) e pesquisadores(as), fortalecendo pontes entre a universidade e a escola, entre o conhecimento acadêmico e a prática docente cotidiana.