
Sobre a Revista
Apresentação
A publicação eletrônica semestral, Anais da Jornada Singular Pedagogia (ISSN: 2764-9261) é uma coletânea dos trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Cada uma das publicações tem por objetivo apresentar os resultados e reflexões dos estudantes sobre seus processos formativos em três diferentes modalidades: monografias, materiais didáticos e projetos de intervenção, sugerindo novas possibilidades de interlocução entre autores, o estreitamento das conexões entre teoria e prática, assim como questionamentos e propostas de trabalho para o campo da Educação.
Estrutura
Os trabalhos que compõem cada um dos Anais da Jornada Singular Pedagogia são apresentados em capítulos, por ordem alfabética dos títulos, e estão organizados em duas partes: Parte 1 - Projetos de Materiais Didáticos e de Intervenção e Parte 2 - Monografias Acadêmicas.
Encontre o trabalho que deseja consultar com mais rapidez, através do Sumário.
O evento
A Jornada Singular Pedagogia do Instituto Singularidades é realizada ao final de cada semestre letivo, em sessões abertas ao público em geral, seja no formato presencial ou por encontros síncronos online. As apresentações são realizadas pelos licenciandos e licenciandas e mediadas pela equipe docente do curso de Pedagogia do Singularidades, assim como por profissionais da área educacional, no papel de orientadores e pareceristas, o que possibilita que este evento seja um momento de troca e construção de saberes sobre a prática educacional.
Edição Atual

Para essa publicação, destacamos um conjunto de trabalhos que abordam questões fundamentais para a educação, desde a infância até a adolescência, explorando temas como identidade docente, interdisciplinaridade, inclusão, educação integral e cultura afro-brasileira.
Em “Xequerê: o programa de rádio como possibilidade de ampliação do repertório cultural na primeira infância”, Marina Man e Pedro Henrique Ramos exploram o uso do programa de rádio como um recurso
para expandir o repertório cultural das crianças na primeira infância. A proposta traz um olhar inovador sobre a mediação cultural, considerando o rádio como ferramenta educativa. Além deste projeto seguem nove monografias, a saber: Em “A identidade do professor na sala de aula: uma potência esquecida”, Reinaldo Fernandes Junior enfatiza a importância da identidade do professor no processo educativo, discutindo como a valorização e a expressão dessa identidade podem impactar positivamente o ambiente
escolar e a aprendizagem dos alunos. A prática docente é também apresentada por Thaís Alquéres em “Adolescência e educação: possíveis conciliações”, ao abordar as complexidades da adolescência no contexto escolar e propõe formas de conciliar as necessidades específicas dos adolescentes com as
práticas educacionais, promovendo o desenvolvimento equilibrado e o engajamento. Nessa perspectiva também temos o trabalho “Práticas pedagógicas inclusivas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” de Gabriela de Oliveira Fulini que discute práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com TEA, oferecendo reflexões e estratégias para promover uma educação mais inclusiva e atenta às necessidades de todos.
Aproximando-se do tema da educação integral destacamos o trabalho “A importância da interdisciplinaridade presente nos campos de experiências e seus desdobramentos no desenvolvimento integral das crianças” de Isabela Torrente Camarinha que foca na interdisciplinaridade e seus benefícios no desenvolvimento integral das crianças, refletindo sobre a implementação dos campos de experiências e os desafios e oportunidades que essa abordagem proporciona. E, também, o trabalho de Ester Ronis de Godoy, “Competências da BNCC na Educação Infantil: Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como promotores do desenvolvimento integral”, o qual analisa as competências da Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil. As pesquisas aqui apresentadas são fruto de um percurso formativo vivenciado ao longo dos quatro anos da graduação. Um processo que integra teoria e prática, valoriza metodologias ativas e prioriza a escuta atenta e o diálogo como princípios fundamentais da formação docente.
Esses trabalhos revelam o comprometimento, a sensibilidade e a postura crítica dos estudantes e da equipe docente, destacando a importância de valorizar a aprendizagem em sua singularidade.
As pesquisas aqui apresentadas são fruto de um percurso formativo vivenciado ao longo dos quatro anos da graduação. Um processo que integra teoria e prática, valoriza metodologias ativas e prioriza a escuta atenta e o diálogo como princípios fundamentais da formação docente.