Sobre a Revista

Apresentação

A publicação eletrônica semestral, Anais da Jornada Singular Pedagogia (ISSN: 2764-9261) é uma coletânea dos trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Cada uma das publicações tem por objetivo apresentar os resultados e reflexões dos estudantes sobre seus processos formativos em três diferentes modalidades: monografias, materiais didáticos e projetos de intervenção, sugerindo novas possibilidades de interlocução entre autores, o estreitamento das conexões entre teoria e prática, assim como questionamentos e propostas de trabalho para o campo da Educação.

Estrutura

Os trabalhos que compõem cada um dos Anais da Jornada Singular Pedagogia são apresentados em capítulos, por ordem alfabética dos títulos, e estão organizados em duas partes: Parte 1 - Projetos de Materiais Didáticos e de Intervenção e Parte 2 - Monografias Acadêmicas.

Encontre o trabalho que deseja consultar com mais rapidez, através do Sumário.

O evento

A Jornada Singular Pedagogia do Instituto Singularidades é realizada ao final de cada semestre letivo, em sessões abertas ao público em geral, seja no formato presencial ou por encontros síncronos online. As apresentações são realizadas pelos licenciandos e licenciandas e mediadas pela equipe docente do curso de Pedagogia do Singularidades, assim como por profissionais da área educacional, no papel de orientadores e pareceristas, o que possibilita que este evento seja um momento de troca e construção de saberes sobre a prática educacional.

Edição Atual

n. IX (2024): Anais da IX Jornada Singular Pedagogia
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A presente publicação reúne produções acadêmicas desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia, organizadas em duas partes complementares: Projetos de Material Didático e Monografias Acadêmicas. Este conjunto de trabalhos reflete a pluralidade de temas, olhares e práticas que atravessam a formação docente, evidenciando o compromisso com uma educação crítica, inclusiva e transformadora.

Na primeira parte, dedicada aos Projetos de Material Didático, destacam-se propostas que articulam teoria e prática no contexto escolar, com foco em temáticas fundamentais como a equidade étnico-racial, o direito ao brincar, a valorização das linguagens artísticas, o acolhimento de docentes em formação, a atenção às singularidades dos estudantes e a cultura da paz por meio de práticas restaurativas. Esses materiais foram concebidos como ferramentas de apoio pedagógico, visando enriquecer o cotidiano escolar e fortalecer o protagonismo docente na criação de ambientes mais sensíveis, justos e significativos para o aprender.

A segunda parte, composta por Monografias Acadêmicas, apresenta investigações que abordam aspectos essenciais da prática pedagógica e da realidade educacional brasileira. Os temas variam desde o papel da afetividade no desenvolvimento infantil até os desafios da gestão escolar, passando por questões como identidade docente, o brincar no ensino fundamental, práticas literárias na EJA, abordagens pedagógicas inovadoras e reflexões sobre o antirracismo nas escolas. Cada pesquisa evidencia o esforço intelectual e o engajamento dos(as) autores(as) em

contribuir para a construção de saberes que dialogam com a complexidade e a diversidade da educação contemporânea. Esta coletânea é, portanto, um testemunho do percurso formativo

de futuros(as) pedagogos(as), de sua escuta atenta às múltiplas infâncias e juventudes, e de sua atuação comprometida com a transformação social por meio da educação. Que os trabalhos aqui apresentados possam inspirar educadores(as), formadores(as) e pesquisadores(as), fortalecendo pontes entre a universidade e a escola, entre o conhecimento acadêmico e a prática docente cotidiana.

Publicado: 05/28/2025

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