Edições anteriores

  • Anais da VI Jornada Singular Pedagogia
    n. VI (2023)

    O volume dos Anais da VI Jornada reúne os trabalhos de investigação realizados pelos estudantes de Pedagogia durante o ano de 2022.
    Foi com muita alegria que retomamos as apresentações de forma presencial, permitindo que as trocas entre estudantes, orientadores, pareceristas e público fossem ainda mais ricas e relevantes.
    Ele está composto por nove propostas didático-pedagógicas de produção de material didático que incluem sites, e-books, propostas de formação de educadores e sugestões de estratégias didáticas e avaliativas que oferecem e sugerem intervenções práticas para educadores em diversas áreas. Além de nove monografias que abordam temas diversos como a cultura da adolescência, as especificidades da educação de bebês, a importância do objeto brinquedo para a construção dos processos identitários, as questões da mediação dos conflitos escolares, a educação inclusiva, a importância de se dar visibilidade à aprendizagem entre outros.
    Essas investigações são resultados de um percurso reflexivo e crítico vivenciado por nossos estudantes ao longo de quatro anos de graduação e da dedicação de uma equipe docente comprometida com uma
    formação atual, diversificada e inovadora.

  • Anais da V Jornada Singular Pedagogia
    n. V (2022)

    Neste volume dos Anais da V Jornada apresentamos 33 trabalhos de investigação na área de Educação, elaborados pelos estudantes de Pedagogia que tratam de uma grande variedade de temas. Entre as 13 propostas didático-pedagógicas de produção de material didático encontram-se jogos, guias, sequências didáticas e manuais que oferecem e sugerem intervenções práticas para educadores. Já, nas 20 monografias, encontramos análises e reflexões relevantes sobre temas caros para a área de educação como o brincar, a literatura, a diversidade curricular, práticas de estudo e inclusão, o uso de novas tecnologias, sexualidade e gênero etc. Essa riqueza de investigações é fruto da formação crítica e ativa que procuramos desenvolver junto aos nossos estudantes durante toda a graduação, com ajuda de uma equipe de docentes interessada, participativa e envolvida com as discussões mais atuais no mundo da educação.

  • Anais da IV Jornada Singular Pedagogia
    n. IV (2022)

    Chegamos a mais uma Jornada Singular, com o tão esperado retorno das aulas presenciais. Reencontrar estudantes e professores foi de fato uma alegria. No entanto, foi necessário construir uma nova rotina, considerando as mudanças decorrentes do longo período de isolamento social. Juntos reinventamos nossas práticas! Professores e estudantes trabalharam de forma colaborativa e empenhada em investigações e estudos.

    Após um ano de muito empenho surgiram 17 produções (10 projetos de material didático e 7 monografias) capazes de promover melhorias na educação. São trabalhos que apresentam ideias e propostas relevantes e reflexivas, assim como sugerem práticas para a sala de aula e que representam o posicionamento de estudantes que refletiram seriamente sobre o papel docente em consonância com os desafios educacionais contemporâneos.

  • Anais da III Jornada Singular Pedagogia
    n. III (2021)

    A coletânea de trabalhos aqui registrada é resultante da formação de um grupo de 68 licenciandas e licenciandos do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, ao longo dos últimos quatro anos.

    Dois desses anos, não podemos deixar de citar, vividos em pandemia, que os obrigou a estudar, pesquisar e estagiar de forma remota e a interagir com seus colegas e professores mediados pela tecnologia das salas de aula virtuais. Esses foram momentos que trouxeram mais desafios aos já conhecidos ao desenvolver uma proposta de investigação da realidade, pois limitou as trocas e experiências ao modelo remoto. Apesar disso, suas produções ratificam que a construção de conhecimento sempre é possível quando se considera que a investigação impulsiona e sustenta o movimento conjunto de aprender/ensinar/aprender. Com esse grupo de professores iniciantes, inventamos inéditos viáveis, que são fruto da interlocução conosco, entre eles e com a comunidade e da reflexão própria que permite romper a barreira entre o que é individual e o que é coletivo.

    Consideramos que as produções aqui apresentadas, sejam em forma de monografia, material didático ou projeto de intervenção, podem contribuir significativamente para inspirar ou para serem utilizadas em diferentes contextos. Esse é o perfil de professores que acreditamos: autor e colaborativo. Esperamos que apreciem!

  • Anais da II Jornada Singular Pedagogia
    n. II (2021)

    Os Anais da II Jornada Singular Pedagogia, da Licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades, realizada nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2021, estão compostos pela coletânea de trabalhos apresentados por meio de encontros síncronos online, em três salas simultâneas, num total de 21 sessões abertas ao público em geral. O evento contou com 16 profissionais da área de educação, como arguidores e pareceristas, e 12 orientadores responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, o que contribuiu para tornar este evento um momento de troca e construção de saberes na área da Educação Básica.

    Nesta publicação, estão expressos os resultados do processo formativo de um grupo de 36 estudantes que, com criatividade, perseverança e postura investigativa, apresentaram 21 trabalhos em duas modalidades: 15 monografias e 6 projetos de materiais didáticos.

    O documento está organizado em duas partes: a primeira dedicada aos projetos de materiais didáticos e a segunda, às monografias acadêmicas, apresentadas em capítulos de acordo com a ordem alfabética dos títulos.

  • Anais da I Jornada Singular Pedagogia
    n. I (2020)

    ISBN: 978-65-995011-0-4

    Esta publicação está composta por uma coletânea de trabalhos apresentados na I Jornada Singular Pedagogia, da Licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades realizada nos dias 11, 12 e 14 de dezembro de 2020, por meio de encontros síncronos online, em três salas simultâneas, num total de 30 sessões, abertas ao público em geral.

    O evento contou com 17 profissionais da área de Educação como arguidores e pareceristas e 11 orientadores responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos de pesquisa o que contribuiu para fazer deste evento um momento de troca e construção de saberes na área da Educação Básica.

    Nesta publicação estão expressos os resultados do processo formativo de um grupo de 60 estudantes que com criatividade, perseverança e um extenso trabalho de pesquisa apresentaram um total de 30 trabalhos em três diferentes modalidades: 18 monografias, 11 materiais didáticos e um projeto de intervenção.

    O livro está organizado em duas partes, a 1ª parte dedicada aos  Projetos de Materiais didáticos e de Intervenção e a 2ª parte dedicada às Monografias acadêmicas, que apresentam os trabalhos organizados em 30 capítulos de acordo com a ordem alfabética dos títulos e seus respectivos autores.