Sobre a Revista

Apresentação

A publicação eletrônica semestral, Anais da Jornada Singular Pedagogia (ISSN: 2764-9261) é uma coletânea dos trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Cada uma das publicações tem por objetivo apresentar os resultados e reflexões dos estudantes sobre seus processos formativos em três diferentes modalidades: monografias, materiais didáticos e projetos de intervenção, sugerindo novas possibilidades de interlocução entre autores, o estreitamento das conexões entre teoria e prática, assim como questionamentos e propostas de trabalho para o campo da Educação.

Estrutura

Os trabalhos que compõem cada um dos Anais da Jornada Singular Pedagogia são apresentados em capítulos, por ordem alfabética dos títulos, e estão organizados em duas partes: Parte 1 - Projetos de Materiais Didáticos e de Intervenção e Parte 2 - Monografias Acadêmicas.

Encontre o trabalho que deseja consultar com mais rapidez, através do Sumário.

O evento

A Jornada Singular Pedagogia do Instituto Singularidades é realizada ao final de cada semestre letivo, em sessões abertas ao público em geral, seja no formato presencial ou por encontros síncronos online. As apresentações são realizadas pelos licenciandos e licenciandas e mediadas pela equipe docente do curso de Pedagogia do Singularidades, assim como por profissionais da área educacional, no papel de orientadores e pareceristas, o que possibilita que este evento seja um momento de troca e construção de saberes sobre a prática educacional.

Edição Atual

n. VII (2023): Anais da VII Jornada Singular Pedagogia
					Visualizar n. VII (2023): Anais da VII Jornada Singular Pedagogia

O volume dos Anais da VII Jornada reúne os trabalhos de investigação realizados pelos estudantes de Pedagogia durante o ano de
2023. Foi um período em que se acentuaram as trocas de conhecimentos entre estudantes e entre eles e suas orientadoras, culminando com as apresentações nas quais pareceristas e público reconheceram a relevância e originalidade das pesquisas.

Essa publicação está composta por dez propostas didáticopedagógicas de produção de material didático que incluem sites, e-books, propostas de formação de educadores, sugestões de estratégias didáticas e intervenções práticas tanto relacionadas à educação formal como não formal em espaços escolares em outras instituições ou contextos. Além de quinze monografias que discutem temas atuais e diversos como a questão de gênero; do letramento étnico-racial; da educação pela arte e pela cultura popular; da intencionalidade pedagógica e do espaço como educador, além de questões específicas da educação na primeira infância e da pedagogia hospitalar, entre outros. Estes trabalhos revelam o comprometimento e a postura crítica de nossos estudantes e equipe docente, ressaltando a importância de se dar visibilidade à aprendizagem em sua singularidade.

As pesquisas aqui apresentadas são resultado de um percurso formativo, vivenciado por nossos estudantes ao longo de quatro anos de graduação, que compreende a teoria e a prática de forma integrada, que ressalta o uso de metodologias ativas e valoriza a escuta e o diálogo.

Publicado: 06/06/2024

Edição completa

Ver Todas as Edições