
Sobre a Revista
Apresentação
A publicação eletrônica semestral, Anais da Jornada Singular Pedagogia (ISSN: 2764-9261) é uma coletânea dos trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Cada uma das publicações tem por objetivo apresentar os resultados e reflexões dos estudantes sobre seus processos formativos em três diferentes modalidades: monografias, materiais didáticos e projetos de intervenção, sugerindo novas possibilidades de interlocução entre autores, o estreitamento das conexões entre teoria e prática, assim como questionamentos e propostas de trabalho para o campo da Educação.
Estrutura
Os trabalhos que compõem cada um dos Anais da Jornada Singular Pedagogia são apresentados em capítulos, por ordem alfabética dos títulos, e estão organizados em duas partes: Parte 1 - Projetos de Materiais Didáticos e de Intervenção e Parte 2 - Monografias Acadêmicas.
A revisão e normalização dos textos são de responsabilidade dos autores.
O evento
A Jornada Singular Pedagogia do Instituto Singularidades é realizada ao final de cada semestre letivo, em sessões abertas ao público em geral, seja no formato presencial ou por encontros síncronos online. As apresentações são realizadas pelos licenciandos e licenciandas e mediadas pela equipe docente do curso de Pedagogia do Singularidades, assim como por profissionais da área educacional, no papel de orientadores e pareceristas, o que possibilita que este evento seja um momento de troca e construção de saberes sobre a prática educacional.
Edição Atual

Neste volume dos Anais da V Jornada apresentamos 33 trabalhos de investigação na área de Educação, elaborados pelos estudantes de Pedagogia que tratam de uma grande variedade de temas. Entre as 13 propostas didático-pedagógicas de produção de material didático encontram-se jogos, guias, sequências didáticas e manuais que oferecem e sugerem intervenções práticas para educadores. Já, nas 20 monografias, encontramos análises e reflexões relevantes sobre temas caros para a área de educação como o brincar, a literatura, a diversidade curricular, práticas de estudo e inclusão, o uso de novas tecnologias, sexualidade e gênero etc. Essa riqueza de investigações é fruto da formação crítica e ativa que procuramos desenvolver junto aos nossos estudantes durante toda a graduação, com ajuda de uma equipe de docentes interessada, participativa e envolvida com as discussões mais atuais no mundo da educação.