https://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/issue/feedRevista Invenções Pedagógicas2024-05-27T18:05:26+00:00Calebe Rezendelabsing@singularidades.com.brOpen Journal Systems<p class="zfr3Q CDt4Ke " dir="ltr"><span class="C9DxTc ">A revista </span><span class="C9DxTc ">Invenções Pedagógicas </span><span class="C9DxTc ">do Instituto Singularidades</span><span class="C9DxTc "> </span><span class="C9DxTc ">configura-se como uma revista eletrônica periódica de cunho acadêmico que tem como objetivo a divulgação de saberes e práticas ligadas à Cultura Maker, Cultura Digital e aprendizagem baseada em projetos. A revista visa estimular o intercâmbio e a disseminação de experiências e práticas educacionais brasileiras, ampliando também o repertório de conteúdos em língua portuguesa. </span></p> <p class="zfr3Q CDt4Ke " dir="ltr"><span class="C9DxTc ">A revista é destinada à professores de instituições públicas e privadas; educadores de laboratórios independentes, startups, terceiro setor; formadores de professores e licenciandos cujas atividades abrangem desde a educação básica até o ensino superior. </span></p> <p class="zfr3Q CDt4Ke " dir="ltr"><a href="https://sites.google.com/view/revista-labsing">Clique</a> e saiba mais.</p> <p class="zfr3Q CDt4Ke " dir="ltr"> </p>https://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/17Engenheiros do brincar2024-05-07T15:35:12+00:00Lucas Peres Guimarãeslabsing@singularidades.com.brDaniele Araújo Balbinolabsing@singularidades.com.brBruna Aparecida Florenço de Oliveira Neveslabsing@singularidades.com.br<p>O projeto "Engenheiros do Brincar" promoveu sustentabilidade, conscientização ambiental e participação comunitária. Através de atividades interdisciplinares, as crianças aprenderam sobre hábitos saudáveis e soluções sustentáveis, conectando-se com a natureza e a cultura indígena. A construção de um espaço brincante sustentável na comunidade foi o foco do projeto, envolvendo a elaboração de uma maquete sem isopor e a interação com o poder público. A evidência de aprendizagem foi observada na compreensão ampliada dos alunos sobre sustentabilidade, na conscientização ambiental demonstrada e na capacidade de influenciar positivamente a comunidade.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/7Convergência Criativa na Educação2024-05-07T13:26:05+00:00Caroline Filipi da Silvalabsing@singularidades.com.brCíntia Azevedo Marques de Souzalabsing@singularidades.com.br<p>Este artigo analisa um projeto inovador que combinou haicai, fotografia e matemática, incentivando a participação ativa dos estudantes por meio da pesquisa-ação. Os resultados revelaram uma leitura mais sensível das fotos, aprimoramento na comunicação e maior apreciação da natureza, alinhando-se à visão de Bruner (2018), sobre a importância da interação social e destacando como a educação pode se adequar às necessidades atuais, <br>promovendo habilidades essenciais para o século XXI.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/15Rodas de Invenções2024-05-07T15:17:12+00:00Liana Mazerlabsing@singularidades.com.brJulciane Castro da Rochalabsing@singularidades.com.br<p>Este relato de experiência aponta os aprendizados advindos do uso das Rodas de Invenções Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A estratégia Rodas de Invenções, criada pelo Instituto Catalisador, inspirados pela Aprendizagem Criativa e a Aprendizagem Centrada no Fazer, mostrou-se eficiente em diversos contextos pedagógicos como ferramenta para que a construção de conhecimento aconteça com protagonismo e entusiasmo. Relatamos também alguns desafios que podem servir de aprendizado para próximas implementações.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/12O espaço maker como uma ferramenta para transitar entre as abordagens instrucionista e construcionista2024-05-07T14:40:41+00:00Josete Soboleskilabsing@singularidades.com.brLeidimara Demozzilabsing@singularidades.com.br<p>Este artigo aborda a transição da metodologia instrucionista para a construcionista como uma ferramenta importante na evolução da educação. Para ilustrar essa transição são elencadas ao longo do trabalho sugestões de atividades para as áreas de linguagens e ciências humanas que, muitas vezes são afastadas dos espaços maker por serem compreendidas como disciplinas teóricas e não práticas. Ao pensar em possibilidades para estas áreas do conhecimento se priorizou atividades que possam ser realizadas nos laboratórios maker pois, este espaço abarca o conceito de construcionismo desenvolvido por Seymour Papert, teórico que fundamenta este trabalho.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/10Dupla regência nas aulas de STEAM como processo de formação docente2024-05-07T14:22:42+00:00Denise Curilabsing@singularidades.com.br<p>Este texto fala sobre a experiência de implementar um programa STEAM autoral para o Ensino Fundamental I em nossa escola, tendo a Dupla Regência como estratégia de formação docente e de promoção da interdisciplinaridade. São apresentados os aspectos positivos da implementação desse programa por meio dos comentários dos professores envolvidos, assim como os problemas enfrentados e pistas de como prosseguir.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/18Relato de Experiência2024-05-27T18:05:26+00:00Claudia Perialabsing@singularidades.com.brPaola Riccilabsing@singularidades.com.brTatiana F. Laganálabsing@singularidades.com.br<p>O Programa de Aprendizagem Construcionista, fruto da parceria entre o Instituto Singularidades, o Transformative Learning Technologies Lab e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, teve seu foco na formação de formadores, propondo integrar ciências e tecnologia por meio de uma abordagem construcionista. Adotando uma modalidade híbrida com encontros presenciais, síncronos e assíncronos. A escuta e o cultivo de uma comunidade de formadores foram essenciais, assim como adaptações constantes ao programa. Os encontros presenciais foram fundamentais para a experiência construcionista, enquanto o assíncrono foi valorizado como uma plataforma de referências e espaço de reflexão.</p>2024-05-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/8Trilha Tech na escola2024-05-07T13:44:37+00:00Franciele Gomeslabsing@singularidades.com.brPamella Pereira Matoslabsing@singularidades.com.brSimone Kubric Ledermanlabsing@singularidades.com.brRita Junqueira de Camargolabsing@singularidades.com.br<p>Ao juntar prática diretamente com crianças e adolescentes, disseminação de conteúdos digitais que podem inspirar professores e encontros presenciais com os mesmos, o Trilha Tech espalhou a Aprendizagem Criativa para cerca de 50 mil estudantes da rede pública municipal da cidade de São Paulo com o objetivo de promover o acesso à tecnologia<br>de forma crítica e a utilizá-la como meio de expressão.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/16Relato do curso optativo 2024-05-07T15:26:51+00:00Fernanda Depizzollabsing@singularidades.com.br<p>O relato descreve o curso optativo oferecido aos professores de Ciências Naturais e Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que tem como objetivo fortalecer as relações entre as áreas citadas e apresenta sugestões para trabalhar de forma integrada e interdisciplinar, visando as premissas do Currículo da Cidade, que são educação integral, equidade e educação inclusiva.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/6Experiências de aprendizagens significativas2024-05-07T12:59:52+00:00Daiane Grassi labsing@singularidades.com.br<p>O relato a seguir compartilha a experiência realizada na jornada pedagógica de uma rede de escolas privadas de SP. A proposta foi inspirar os professores a ressignificarem suas práticas pedagógicas com foco no desenvolvimento de experiências de aprendizagem em que os estudantes fossem capazes de desenvolver habilidades e competências. Na dinâmica realizada com o grupo de mais de 500 professores e professoras, foi possível acolhê-los de forma cuidadosa e carinhosa, ao dar as boas-vindas para o ano letivo de 2024, além de oportunizar reflexões de forma criativa, divertida e com sentido, acerca de como o estudante aprende de forma significativa.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/14Objetivos de Desenvolvimento Sustentável2024-05-07T15:10:00+00:00André Lozano Ferreiralabsing@singularidades.com.brTatiana de Souza Mendes Garcialabsing@singularidades.com.br<p>O objetivo deste estudo é compartilhar com professores a prática do uso dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) como estratégia pedagógica para o fomento à educação maker e à aprendizagem criativa. O estudo possui um caráter descritivo com relato de vivência de quatro grupos envolvendo 12 estudantes, realizado em uma instituição particular de ensino médio e fundamental no município de São Paulo. O estudo torna-se relevante mediante os resultados apresentados, sendo uma importante contribuição de fomento para o meio educacional.</p>2024-05-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/11Didática Criativa para Objetivos de Aprendizagem2024-05-07T14:31:01+00:00Marcia Nobue Sacaylabsing@singularidades.com.br<p>O Design de Atividade Pedagógica, o DAP é uma ferramenta imagética para organização de uma sequência didática versátil, aberta, inclusiva e lúdica baseada nos objetivos de aprendizagem elencados. Individualmente ou com seus pares, o DAP cria oportunidades para a concretização das ideias pensadas-conversadas-escutadas-faladas por meio de peças geométricas coloridas. Momento de ideação, sem registro. Sair do lugar comum: a linguagem textual. Dialogar e ir além do compartilhar, incluir a ideia do outro, e fazer com que ela permeie na sua. Decidir juntos uma sequência plural que satisfaça os objetivos elencados com diversidade, criatividade e ousadia.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicashttps://revista.isesp.edu.br/index.php/inpe/article/view/9O ensino de Ciências na Educação Infantil por meio de práticas investigativas e metodologia ativa2024-05-07T13:59:36+00:00Juliana Soares Magno de Carvalholabsing@singularidades.com.brJoelma Silveira Uchoalabsing@singularidades.com.brTharcila de Abreu Almeidalabsing@singularidades.com.brRejane Dias Correa Machadolabsing@singularidades.com.brAna Paula Legeylabsing@singularidades.com.brDaniel Brandão Menezeslabsing@singularidades.com.br<p>O ensino de Ciências deve ocorrer de forma significativa, permeado pela observação, pela exploração e por questionamentos desde a primeira infância. Nesse sentido, este relato objetiva apresentar uma prática docente, por meio da qual buscou-se propor a investigação de larvas na horta escolar, com a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, para a promoção da alfabetização científica e da educação ambiental, intencionando o protagonismo infantil. Concluiu-se com esse estudo que essa prática pedagógica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem das crianças.</p>2024-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Invenções Pedagógicas