O ensino de Ciências na Educação Infantil por meio de práticas investigativas e metodologia ativa

Autores

  • Juliana Soares Magno de Carvalho
  • Joelma Silveira Uchoa
  • Tharcila de Abreu Almeida
  • Rejane Dias Correa Machado
  • Ana Paula Legey
  • Daniel Brandão Menezes

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Educação Infantil, Tecnologias na Educação

Resumo

O ensino de Ciências deve ocorrer de forma significativa, permeado pela observação, pela exploração e por questionamentos desde a primeira infância. Nesse sentido, este relato objetiva apresentar uma prática docente, por meio da qual buscou-se propor a investigação de larvas na horta escolar, com a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, para a promoção da alfabetização científica e da educação ambiental, intencionando o protagonismo infantil. Concluiu-se com esse estudo que essa prática pedagógica contribuiu de forma significativa para a aprendizagem das crianças.

Biografia do Autor

Juliana Soares Magno de Carvalho

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente (NUPET) - CNPQ/UECE - MASTER. Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário UniCarioca. Graduanda no Centro Universitário La Salle em Arquitetura e Urbanismo. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Biologia Geral, lecionando Ciências na Educação Básica. Possui especialização pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Planejamento, implementação e gestão da educação à distância e especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Mídias na Educação. Atualmente é professora da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói (FME) e na Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) .

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Publicado

2024-05-07