Autores
-
Claudia Peria
Transformative Learning Technologies Lab
-
Paola Ricci
Transformative Learning Technologies Lab
-
Tatiana F. Laganá
Transformative Learning Technologies Lab
Palavras-chave:
Integração, Ciências e Tecnologia, Construcionismo
Resumo
O Programa de Aprendizagem Construcionista, fruto da parceria entre o Instituto Singularidades, o Transformative Learning Technologies Lab e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, teve seu foco na formação de formadores, propondo integrar ciências e tecnologia por meio de uma abordagem construcionista. Adotando uma modalidade híbrida com encontros presenciais, síncronos e assíncronos. A escuta e o cultivo de uma comunidade de formadores foram essenciais, assim como adaptações constantes ao programa. Os encontros presenciais foram fundamentais para a experiência construcionista, enquanto o assíncrono foi valorizado como uma plataforma de referências e espaço de reflexão.
Biografia do Autor
Claudia Peria, Transformative Learning Technologies Lab
Desde o início da minha carreira atuo como professora polivalente de 6º e 7º anos na Escola Vera Cruz, ampliei continuamente a construção e o aprimoramento dos projetos, sequências didáticas e situações que promoveram a interdisciplinaridade e a integração do conhecimento. Participei de cursos, especializações, palestras, mesas-redondas, congressos e demais reuniões científicas e culturais que permitiram diversificar os percursos ensino-aprendizagem, os instrumentos de avaliação e as situações comunicativas. Qualifiquei as aulas como uma situação em que se privilegia o acompanhamento próximo e diferenciado dos processos de aprendizagem dos alunos, bem como os envolvi (individual e coletivamente) em seus aprendizados e em seus trabalhos como estudantes. Nesse esforço interdisciplinar, trabalhei em diferentes equipes e tive a oportunidade de exercer a função de professora coordenadora das diferentes áreas do conhecimento (Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), com a produção de conteúdos didáticos e a formação da equipe de professores, prezando sempre pela cooperação criativa e mobilizadora.