Rodas de Invenções

possibilidades e desafios do uso da estratégia nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Liana Mazer Instituto Catalisador
  • Julciane Castro da Rocha Redesenho Edu e PUC/SP

Palavras-chave:

Rodas de Invenções, Ensino Fundamental, Aprendizagem criativa, Formação de Educadores

Resumo

Este relato de experiência aponta os aprendizados advindos do uso das Rodas de Invenções Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A estratégia Rodas de Invenções, criada pelo Instituto Catalisador, inspirados pela Aprendizagem Criativa e a Aprendizagem Centrada no Fazer, mostrou-se eficiente em diversos contextos pedagógicos como ferramenta para que a construção de conhecimento aconteça com protagonismo e entusiasmo. Relatamos também alguns desafios que podem servir de aprendizado para próximas implementações.

Biografia do Autor

Liana Mazer, Instituto Catalisador

Liana Mazer é jornalista formada pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e pós-graduada em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades. Especializou-se em criar conteúdo para crianças e famílias, e começou a atuar como educadora em oficinas que mesclavam literatura e artes. Em 2013, fundou a revista cultural infantil YOYOzine. Por meio desse projeto, organizou a Feira de Livros e Artes Gráficas YOYO, e a Exposição de arte “Tudo que vai, volta”, que contou com a participação de artistas consagrados, como Regina Silveira e Guto Lacaz. Os caminhos da arte-educação levaram-na a conhecer a Aprendizagem Criativa e as Metodologias Ativas. Engajada em disseminar esses processos de ensino e aprendizagem, em 2022 passou a integrar a equipe do Instituto Catalisador, onde atualmente ocupa o cargo de coordenadora de projetos.

Downloads

Publicado

2024-05-07