Relato de Experiência

Programa de Aprendizagem Construcionista, integrando Ciências e Tecnologia na escola

Autores

  • Claudia Peria Transformative Learning Technologies Lab
  • Paola Ricci Transformative Learning Technologies Lab
  • Tatiana F. Laganá Instituto Singularidades

Palavras-chave:

Integração, Ciências e tecnologia, Construcionismo

Resumo

O Programa de Aprendizagem Construcionista, fruto da parceria entre o Instituto Singularidades, o Transformative Learning Technologies Lab e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, teve seu foco na formação de formadores, propondo integrar ciências e tecnologia por meio de uma abordagem construcionista. Adotando uma modalidade híbrida com encontros presenciais, síncronos e assíncronos. A escuta e o cultivo de uma comunidade de formadores foram essenciais, assim como adaptações constantes ao programa. Os encontros presenciais foram fundamentais para a experiência construcionista, enquanto o assíncrono foi valorizado como uma plataforma de referências e espaço de reflexão.

Biografia do Autor

Claudia Peria, Transformative Learning Technologies Lab

Doutora em Ciências (Astronomia) pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em Física pela USP e licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Sócia-fundadora da empresa de consultoria em inovação em educação Rima Aprendizagem, que atua na produção de sequências didáticas, desenvolvimento curricular e formação docente com foco em ciências e tecnologia. Autora e revisora de conteúdos e obras didáticas para a educação formal e não formal.

Downloads

Publicado

2024-05-07