O espaço maker como uma ferramenta para transitar entre as abordagens instrucionista e construcionista

Autores

  • Josete Soboleski EEB Pedro Maciel/Chapecó-SC
  • Leidimara Demozzi EEB Pedro Maciel/Chapecó-SC

Palavras-chave:

Abordagens educacionais, Construcionismo, Instrucionismo

Resumo

Este artigo aborda a transição da metodologia instrucionista para a construcionista como uma ferramenta importante na evolução da educação. Para ilustrar essa transição são elencadas ao longo do trabalho sugestões de atividades para as áreas de linguagens e ciências humanas que, muitas vezes são afastadas dos espaços maker por serem compreendidas como disciplinas teóricas e não práticas. Ao pensar em possibilidades para estas áreas do conhecimento se priorizou atividades que possam ser realizadas nos laboratórios maker pois, este espaço abarca o conceito de construcionismo desenvolvido por Seymour Papert, teórico que fundamenta este trabalho.

Biografia do Autor

Josete Soboleski, EEB Pedro Maciel/Chapecó-SC

Mestre em Filosofia Política. Professora de Filosofia, Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

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Publicado

2024-05-07