Didática Criativa para Objetivos de Aprendizagem

Autores

  • Marcia Nobue Sacay

Palavras-chave:

Didática criativa, Design pedagógico, Aprendizagem centrada no estudante

Resumo

O Design de Atividade Pedagógica, o DAP é uma ferramenta imagética para organização de uma sequência didática versátil, aberta, inclusiva e lúdica baseada nos objetivos de aprendizagem elencados. Individualmente ou com seus pares, o DAP cria oportunidades para a concretização das ideias pensadas-conversadas-escutadas-faladas por meio de peças geométricas coloridas. Momento de ideação, sem registro. Sair do lugar comum: a linguagem textual. Dialogar e ir além do compartilhar, incluir a ideia do outro, e fazer com que ela permeie na sua. Decidir juntos uma sequência plural que satisfaça os objetivos elencados com diversidade, criatividade e ousadia.

Biografia do Autor

Marcia Nobue Sacay

Bióloga e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, Brasil. Assessora Pedagógica do núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria da Educação do município de São Paulo.
Organiza e desenvolve projetos alinhados com a cultura maker e com a economia circular, em espaços de educação formal e não formal em parceria com Unicef, Senac e Secretaria da Educação.
Fundadora da plataforma Imaginação em Movimento de acesso gratuito, com propostas flexíveis para apoiar o trabalho de educadores. 
Autora de livros sobre Empreendedorismo, Robótica, Internet das Coisas (IoT) e Inventividades com Eletrônica Criativa. 
Idealiza e coordena projetos de cunho social para crianças em situação de vulnerabilidade. Atuou em Angola, Piauí e São Paulo. 

Downloads

Publicado

2024-05-07