Sobra a Obra

Diretores são atores fundamentais da comunidade escolar e têm uma importante influência indireta sobre o que ocorre nas salas de aula, visto que gerem os insumos envolvidos no fazer pedagógico; compartilham e monitoram metas de aprendizagem com toda a equipe edagógica da escola; promovem relações interpessoais e clima escolar positivos; desenvolvem profissionalmente a equipe da escola. O desenvolvimento profissional desses atores, no entanto, é ainda um desafio, do ponto de vista tanto do conteúdo quanto do método. Na literatura internacional, a adoção do formato de Comunidades de Prática e Aprendizagem Profissional (CoPAP), fundamentado nas teorias sócio-histórico-culturais da Aprendizagem, tem sido apontada como promissora. Esta Nota técnica de avaliação consolida o estudo conduzido pelo Centro de Estudos Aplicados em Práticas de Ensino e Aprendizagem (CEAPEA) sobre a Rede de Gestores, uma experiência de CoPAP no contexto brasileiro, viabilizado em parceria entre o Instituto Singularidades e o Instituto Unibanco. Os achados indicam que a exposição dos gestores a trocas que propiciem reflexões profundas sobre sua própria atuação profissional está associada ao amadurecimento das relações, o qual acontece ao longo do tempo e depende de características como o perfil de mediadores e da mediação, o tamanho dos grupos e o desenho do percurso curricular.

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2024: Comunidades de Prática e Aprendizagem Profissional para gestores escolares: um estudo de caso da Rede de Gestores
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Publicado: 2024-04-17

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